segunda-feira, 16 de março de 2015

E a esquerda segue patinando...


Será que não era o momento propício para a esquerda tentar direcionar parte dos protestos de ontem?

Por exemplo. Se engana quem acha que os protestos do dia 15 tenham sido homogêneos. Que todos ali eram meras "coxinhas" ou reacionários pedindo intervenção militar. Por incrível que pareça, os protestos de ontem eram heterogêneos em termos de pauta. Havia aqueles que pediam o fim da corrupção generalizada na política, os que pediam apenas a saída do PT, os que acham que o PT é satanista, os que acham que toda a esquerda é comunista, os que pedem intervenção militar, enfim... As pautas não eram homogêneas. 

Convenhamos, nós precisamos concordar que a corrupção é generalizada e histórica. Nesse sentido, o pedido de parte que estava ali é muito legítimo e é essa ala que poderia ser direcionada para uma mudança realmente efetiva, qual seja: a da reforma política. Não acredito que eu consiga fazer um corte seco ou contabilizar se a maioria era apenas anti-Dilma e PT, ou se a maioria queria o fim da corrupção generalizada, ou se a maioria pedia intervenção militar, ou se a maioria acredita que o PT é ateu e satanista ao mesmo tempo etc. 

Apenas por fotos e vídeos, nossa conclusão pode ficar muito comprometida, uma vez que a mídia sabe o que vende. Ela sabe que o que choca é a pessoa fazendo sinal de saudação nazista, que é a pessoa pedindo intervenção militar, que é a pessoa carregando cartaz com suástica, que é a pessoa "engraçada" falando que o PT é ateu e satanista etc. Isso choca, isso vende, isso acirra a cisão nacional (nesse fla-flu que parece estar sendo criado) que acaba sendo contraproducente aos dois lados. 

Nesse sentido, qualquer conclusão a respeito da pauta de maior peso nos protestos pode ser bem errônea. Exatamente por isso, não devemos focar apenas no que vimos mais sendo veiculado. Talvez fosse mais produtivo atualmente pra esquerda trabalhar com a pauta de quem pedia uma solução para a corrupção generalizada. 

Não sabemos se essas pessoas que pediam isso têm ideia de quão histórica é a corrupção. Mas podemos trabalhar com essa pauta e reforçá-la para criar uma nova configuração de organização política por uma única pauta: a reforma política. Enquanto a esquerda continuar homogenizando os protestos de ontem unicamente como golpistas e coxinhas, nós vamos continuar patinando e perdendo. 

É um tiro no escuro? Pode ser. Pode ser que quem levantava cartazes com a cara do Eduardo Cunha, do Renan Calheiros e do Aécio riscadas só estivesse querendo "despistar" seu verdadeiro sentimento (?). Mas também pode ser que no meio dos protestos de ontem exista uma pauta que pode ser abarcada pelo pedido de setores da sociedade pela reforma política. 

E aí, nós vamos tentar entender melhor esses protestos ou vamos apenas continuar patinando, acusando tudo e todos de "coxinhas" e golpistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...