terça-feira, 3 de março de 2015

Navegando na Deep Web - Parte 2

Screenshot de um site que ensina a construir artefatos explosivos.

A primeira coisa que as pessoas precisam ter em mente é que acessar a Deep Web não é crime. Portanto, não, a Polícia Federal não vai bater na sua porta, muito menos o FBI que nem jurisdição (poder de polícia) tem no Brasil. Entrar em alguma das redes que a compõem nada é mais do que a mesma coisa que você abrir o seu Chrome e acessar a o Google. Sendo assim, ao entrar na Onion — vulgarmente chamada de "Deep Web" — você estará fazendo a mesma coisa que faz quando abre o Chrome, IE etc. Ou seja, não estará cometendo nenhum crime, devo reiterar. 

Como eu havia falado em meu primeiro artigo, a Deep Web é composta por inúmeras redes, entre elas: Onion, Freenet, I2P, GNUnet e Retroshare (existe uma infinidade de outras e só deus sabe quantas anônimas privadas existem). Dentro dessas redes, vulgarmente falando, existem inúmeros sites e alguns podem conter atividades ilícitas como vendas de drogas e outras coisas. Assim como é possível achar drogas, pedofilia e parafilias diversas com uma boa procura no Google, também é possível achar tais coisas na Deep Web. 

Mas aqui, nesse exato ponto, é importante eu frisar que, ao contrário do que muitos sites alardam por aí, não é nada fácil encontrar "bizarrices" na Onion por alguns motivos. O primeiro motivo está relacionado ao fato de que essa história que afirma só ter bizarrice na Deep Web é a mais pura mentira e não passa de sensacionalismo barato. Não, na DW não tem só isso, na verdade é MUITO, mas MUUUUITO difícil dar de cara com algum conteúdo bizarro parecido com aquele que as pessoas contam, como MMA até a morte, vídeos de assassinatos e canibalismos etc. 

O segundo ponto é que, após a queda do principal servidor da Onion, inúmeros sites caíram também... Isso abalou bastante a rede e os usuários. Por uns bons meses pairou a dúvida a respeito da continuidade da Onion ou não. Por fim, a rede conseguiu se reerguer novamente e atualmente diversos novos sites são criados diariamente lá. O terceiro e último ponto sobre a dificuldade em se encontrar bizarrice na DW diz respeito à navegabilidade de lá. Como eu falei em meu primeiro artigo (se não leu, leia Navegando na Deep Web - Parte 1), a Onion tem indexadores ruins. 

Aqui é preciso desmistificar outro (des)informação. Ao contrário do que diversos sites afirmam por aí, sim, a Onion e a Deep Web possuem sites de busca e muitos sites são indexados inclusive pelo próprio Google. Ainda assim, os buscadores dela são fracos, não chegando aos pés do Google. O Google também não indexa todos os sites provenientes da onion... Mas já é possível encontrar alguns por ele. De qualquer forma, havia um buscador muito bom lá: Ask Elephant. Infelizmente, alguns meses atrás, sem um motivo aparente, o site caiu e sobraram apenas os demais buscadores. Por eles serem ruins, não conseguirem trazer uma boa quantidade de resultados sobre determinado assunto, fica difícil navegar bem pela Onion; o que dirá de outras redes cuja dinâmica é totalmente diferente. 

Enfim, esses são alguns dos motivos pelos quais é extremamente difícil encontrar qualquer bizarrice na DW. Fora isso, gente, vamos pensar... A Onion é extremamente lenta comparativamente à internet normal (e olha que o IE é uma m$#%$). Exatamente por isso, acham que é verdade ela possuir vídeos ao vivo de assassinatos? Ela mal comporta vídeos lá, o que dirá aqueles que são mostrados ao vivo. Se até o youtube tem problemas com os vídeos ao vivo, não preciso nem falar da Onion (Deep Web em geral). 

São pouquíssimos os sites de vídeos na DW. Até hoje encontrei apenas 2, um em russo (uma espécie de youtube capenga) e um que caiu há muito tempo, com alguns vídeos sobre testes nucleares. Obviamente existem sites particulares que colocam um ou dois vídeos, mas nada demais, nada ao vivo, nem sobre assassinatos. Os demais apenas trazem links e os vídeos para serem baixados e só. Portanto, não caiam nessa conversa de que a Deep Web possui vídeos disso e daquilo ao vivo. Não possui. N-Ã-O P-O-S-S-U-I. 

Explicado tais pontos, agora vamos ao que interessa. De onde surgiu, então, toda essa lenda de que a Deep Web é o inferno na Terra? Bom, obviamente ninguém vai conseguir responder tal questionamento a contento, mas podemos elencar aqui alguns motivos que ocasionaram essa fama ruim. O primeiro deles é o fato de que, sim, a Deep Web tem muita, mas muita pedofilia facilmente ao alcance. A maioria desses sites pedófilos são os "inofensivos", ou seja, aqueles que podem ser chamados de "soft child porn". Esses sites, apesar de revoltantes e ilegais (!!!), trazem imagens das crianças sem estarem nuas, nem em atos sexuais. 

O próximo nível de pornografia infantil é aquele que já traz a criança praticando atos sexuais e por isso são muito, mais muito mais repugnantes e obviamente continuam sendo ilegais. O nível extremo é o hard child porn, onde os usuários e pedófilos, além de praticar atos sexuais, podem praticar torturas e assassinatos dessas crianças. Nesse sentido, em 2011, um fórum ficou muito famoso na DW: Violent Desires. 

Screenshot do Fórum Violent Desires
Por que esse site ficou famoso? (aposto que todos conhecem a história) O Violent Desires era um fórum de pedófilos que praticavam torturas e assassinatos contra crianças. Foi desse fórum que saiu a famosa história das Lolitas Slave Toys, criando uma fama bem ruim pra Deep Web. Se a história é real ou não? Não dá pra saber, essa é a verdade. Por mais que todo mundo tente especular, dizer que criança nenhuma aguentaria isso e aquilo, a verdade é que no mundo está cheio de louco e, portanto, é leviano demais sair afirmando que a história é verdadeira ou não. 

De qualquer forma, após a história das Lolitas vazarem, lentamente a fama da Onion foi sendo construída. Como se a história já não fosse surreal o suficiente, em 2011 curiosamente o FBI, em parceria com a polícia norueguesa (se bem me lembro), derrubou o fórum e prendeu alguns de seus usuários. Eis aí mais um ponto de interrogação que fica: se a história das Lolitas parecia tão impossível assim, por que dois países se uniram pra derrubar o fórum? 

Pois é... Pergunta que talvez nunca tenhamos a resposta. O fato é que após isso, parte da fama da DW estava feita. Para completar, outra história famosa saiu de lá (onion): Daisy Destruction. Não vou me alongar aqui contando sobre o que trata essa história, apenas vou dizer que o vídeo de fato foi postado em um site/fórum pedófilo de lá. Há quem diga que ainda é possível encontrar algumas partes do vídeo, outros afirmam possuir partes do vídeo etc. Enfim, essas duas histórias contribuíram para a fama ruim da DW, porém mais do que isso, elas contribuíram para que engraçadinhos e gente sem ter o que fazer surgissem inventando inúmeras outras histórias *mentirosas*. 

De toda a minha experiência e da experiência de alguns amigos, afirmo que as únicas histórias que verdadeiramente saíram da DW e podem ser comprovadas são: Lolitas Slave Toys e Daisy Destruction. São histórias tristes e horríveis? Certamente, porém de histórias semelhantes a internet "normal" está cheia e delas quase ninguém fala ou condena. A moral da história é: tudo o que já é difícil de se acessar, mais duas ou três histórias chocantes e uma boa dose de engraçadinhos pode gerar uma fama ruim. 

Atualmente pode-se encontrar os sites que vendem contrabando, drogas e pedófilos tanto na onion, quanto em outras redes... Mas esses estão longe de ser esse inferno todo que pintam por aí. Portanto, duvidem muito de qualquer texto alarmista com relação à DW por aí. Agora vou contar da minha experiência com relação a esse conteúdo mais restrito e pesado. Após alguns anos navegando por lá e também não encontrando nada, finalmente achei algo mais pesado. Encontrei dois sites, um que mostrava imagens de torturas, necrofilias e supostos assassinatos e outro que mostrava essas mesmas coisas, porém com animais. Se ambos são verdadeiros, com imagens verdadeiras, eu não sei e não pretendo saber. Ou seja, esse tipo de coisa existe, mas não é fácil achar e é quase inexpressiva em relação ao restante da Onion (na Freenet a história já é outra). 

Screenshot do site com torturas e assassinatos de animais. Esse tipo de site existe lá na Deep Web, porém são extremamente difíceis de serem encontrados.
Bom, não vou me delongar mais nesse texto que já está por demais comprido. Pretendo fazer uma pequena série de textos falando sobre a Deep Web. Portanto, se você tem interesse no assunto, quer aprender a navegar por lá, ver screenshots de sites da Deep Web etc, acompanhe a série e envie comentários e perguntas! Só assim poderei saber exatamente sobre o que vocês querem ler!!

2 comentários:

  1. Me mandaí o link site russo de vídeos pfv :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse site, se bem me lembro, não está mais online. Mas farei um texto sobre outro site cheio de vídeos sobre teorias da conspiração, espionagem, militarismo etc.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...