segunda-feira, 23 de março de 2015

Cinco animais extintos que foram redescobertos

Nessa postagem mostraremos cinco animais que haviam sido dados como extintos e chocantemente reapareceram décadas, em alguns casos, séculos mais tarde.

1. Bermuda Petrel



Quando os exploradores espanhóis chegaram pela primeira vez nas Bermudas, a Bermuda Petrel os encantou. No entanto, com a eventual chegada dos espanhóis, predadores novos como cães e gatos acabaram por caçar o pássaro, se acreditando ter sido extinto em 1600. 

E a crença na extinção do animal permaneceu por mais 350 anos, até que uma equipe finalmente encontrou alguns exemplares no Castelo Porto em 1951. Antigamente, esses pássaros possuíam uma população na casa dos milhões, porém, no momento da sua redescoberta, existiam apenas 36. 

Atualmente existem cerca de 180 vivos hoje.

2. Cavalo Cáspio



Embora muito conhecido no mundo antigo, esses pequenos cavalos foram esquecidos após 700 d.C. por terem sido dados como extintos pelos cientistas modernos. 

Em 1965, uma princesa iraniana nascida nos EUA começou a buscar cavalos pequenos o suficiente para que seus filhos pudessem cavalgar com segurança. Ela, então, foi para as Montanhas Elbruz onde viu estes cavalos pequenos. Após algumas análises da espécie, começou-se a suspeitar de que esses cavalos eram os extintos Cáspio. Testes de DNA eventualmente acabaram provando que de fato eram os cavalos Cáspios.

3. Chacoan peccary



Originalmente descrito em 1930 baseado em registros fósseis, este porquinho havia sido dado como extinto há 10 mil anos. Nativo da América do Sul, a existência dessas pequenas criaturas era conhecida apenas pelos nativos. A própria comunidade científica não sabia de nada até 1974. 

Após a sua descoberta, os pesquisadores descobriram bizarramente que sua pele tinha sido rotineiramente utilizada para fazer chapéus e casacos em Nova Iorque, durante todo o tempo em que se acreditava já estar extinto.

Atualmente, existem cerca de apenas 3000 exemplares no mundo.

4. Celacanto



Em 1932, Marjorie Courtenay Latimer era um curador de um pequeno museu em East London, África do Sul. Em 23 de dezembro, ela foi visitar um amigo, a fim de lhe desejar um Feliz Natal. 

Esse amigo, um capitão do mar local, tinha acabado de voltar com uma nova captura. Antes de sair, de repente ela percebeu algo estranho entre os peixes capturados. 

Ela descreveu sua descoberta como "o peixe mais bonito que eu já tinha visto, a cinco metros de comprimento, e um azul lilás claro com manchas de prata". Ela tinha acabado de redescobrir o celacanto, um fóssil vivo, que se acreditava ter existido há 400 milhões anos.

5. Solenodon Cubano



Descoberto pela primeira vez em 1861, essa temida (pois acredita-se que sua mordida seja venenosa) espécie de roedor foi avistada apenas 37 vezes antes de ser dada como extinta. Em 1970, ele foi identificado como extinto, já que o último avistamento fora em 1890. No entanto, em 1974 e 1975, três novamente foram capturados. 

Desde então, encontrar estas criaturas noturnas e solitárias tem sido raro. Após anos sem ser sido avistado e sendo acreditado como definitivamente extinto, em 2003 foi mais uma vez avistado. O exemplar encontrado foi estudado por dois dias e recebeu o nome Alejandrito; em seguida, foi devolvido de volta na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...