segunda-feira, 23 de março de 2015

O pássaro Dodo


Mesmo que a raridade do Dodo já tenha sido relatada no século XVII, sua extinção só foi reconhecido no século XIX.

Isto ocorreu em parte porque, por motivos religiosos, a extinção não era vista como possível até que Georges Cuvier provou o contrário, e em parte porque muitos cientistas duvidavam da real existência do Dodo. Para muitos estudiosos naquela época, o Dodo era apenas a invenção de um ser fantástico e irreal.

Como muitos animais que evoluíram de forma isolada, o Dodô não possuía medo algum dos seres humanos e esse foi seu maior erro.

O pássaro foi extinto no século XVII, depois que os colonizadores chegaram à ilha Maurício, perto da costa africana. Ele era pouco maior que um peru e chegava a pesar mais de 20 quilos e por ser extremamente dócil, o Dodo virou presa fácil para os colonizadores.



Milhares eram mortas a pauladas e de formas brutais para saciar a fome dos europeus que estavam iniciando a colonização da ilha, em especial os holandeses. Como se a situação já não fosse ruim para o pobre pássaro dócil, cães, gatos e ratos trazidos nos navios europeus atacavam ninhos, comendo ovos e filhotes.

Toda essa reviravolta na vida do simpático pássaro Dodo acabou custando-lhe a vida. Em menos de 100 anos, o Dodo estava extinto para sempre. Abaixo, veja um pequeno documentário da BBC sobre esse pássaro tão curioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...