segunda-feira, 2 de março de 2015

A era da desinformação

Uma coisa que me irrita: saudosismo baseado no senso comum.

Hoje vi a publicação de uma foto da Avenida Central (foto abaixo) saudando os 450 anos do Rio de Janeiro em um grande portal de notícias. A foto em questão era, como já dito, da Avenida Central entre 1904-06, obra de Pereira Passos. Conheço essa e outras fotos dos meus trabalhos de pesquisa como historiadora.

Foto de Augusto Malta, Avenida Central. Gelatina/Prata, Rio de Janeiro, 1906, Coleção Brascan Cem Anos no Brasil. Acervo Instituto Moreira Salles.


É da época dessa imagem da Avenida Central também os surtos de varíola que culminaram na Revolta da Vacina. Também é desse período o "Bota Abaixo" (despejo da população humilde dos centros do Rio de Janeiro e destruição de cortiços) de Pereira Passos.

Enfim, resumindo, é dessa época uma das políticas e ações higienistas mais eugênicas que o Brasil já viu. A população carente do início do século XX foi tratada como lixo e despejada de suas casas numa busca medíocre de um Brasil com mais cara de Europa (em vão, ao contrário, acirrou e consolidou ainda mais a geografia das favelas no Rio de Janeiro).

Mesmo assim, mesmo com uma história marcada pela dor e por políticas higienistas, eu vi diversas pessoas comentando com um tom saudosista na publicação do portal...

As pessoas comentavam com tristeza de que essa época não existia mais, que nós éramos um país de primeiro mundo (!?!?!) e mais um monte de "abobrinha". 

Fiquei chocada com tamanha desinformação e propagação do senso comum. Era nítido que as pessoas simplesmente não conheciam a História de seu próprio país.

Já é absurdo ver alguém achando que no início do século XX (1904-1910) o Brasil pudesse ser país de primeiro mundo... Justamente em uma época que não havia:

1) Direitos trabalhistas;
2) Sistema de saúde;
3) Transporte público sistematizado;
4) Saneamento básico (ainda era luxo);
5) Rede de ensino universalizada e
6) Energia elétrica ainda estava começando a ser instalada...

Enfim, não havia isso tudo e mais um monte de coisas. Mas mesmo assim, vi 99% dos comentaristas com um tom saudosista.

O que eu concluo desse episódio de hoje? Concluo duas coisas:

- nosso ensino é precário e não é eficiente, uma vez que um mar de gente sai das escolas não conhecendo sua própria história (mas isso já é mais do que sabido) e,

- a informação está cada vez mais democrática, porém a boa, consistente e completa informação ainda se encontra diluída num mar de desinformação e senso comum.

Cheguei a essa segunda conclusão a partir do que visualizo diariamente e da própria publicação da foto, em que não havia qualquer tipo de legenda do que se tratava, de qual período era... Simplesmente não havia qualquer tipo de fontes, havia apenas um convite para clicar num link.

O que esperar de uma população que não conhece sua história e de uma mídia que não tem qualquer interesse em informar essa população? Não parece óbvio que um povo deseducado é facilmente conduzido?

Vamos abrir o olho... Vamos adquiri o hábito da leitura, da pesquisa, do estudo de História, Política etc. É tão bom quando somos donos do nosso próprio saber, pensamento e destino...

*Para quem quiser ler mais sobre a foto, recomendo o seguinte artigo: Avenida Central: o marco de Pereira Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...