sábado, 7 de março de 2015

O dia Internacional da Mulher: Dia de Reflexão.


Os fatos que envolvem a data escolhida para o Dia Internacional da Mulher não são muito claros e não possuem consenso na historiografia. Segundo as Nações Unidas, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi registrado em 28 de fevereiro de 1909, quando o partido Socialista de Nova Iorque comemorou a data em memória da luta de trabalhadoras durante o século XIX. 

Porém a versão mais conhecida remete à história de mais de 100 trabalhadoras massacradas em 8 de março entre 1857 e 1911, em uma fábrica têxtil. O ano do acontecimento também é incerto. Alguns justificam que as datas se confundem, pois no início do século XX, diversas mulheres morreram em um incêndio ocorrido na indústria em que trabalhavam. 

De qualquer forma, a data é simbólica e remete a todas as lutas das mulheres durante anos sendo subjugadas e sendo vistas como inferiores. Aqui, contaremos a versão mais conhecida da data. Durante a primeira Revolução Industrial, que se estabelecera com força no século XIX, os trabalhadores das industrias nascentes possuíam condições extremamente precárias. 

Além de cumprirem jornadas extenuantes de 16 horas ou mais ao dia, trabalharem em condições insalubres, ainda recebiam salários ínfimos, quase insuficientes para o sustento. Exatamente por essas condições precárias que mulheres e crianças necessitaram adentrar esse mundo agressivo e cruel. Contudo, a condição da mulher trabalhadora era ainda pior. 

Considerada inferior ao homem, elas precisavam cuidar da casa e trabalhar fora, realizando jornada dupla; recebendo salários ainda menores, porém cumpriam cargas de trabalho iguais a dos homens. Como eram consideradas indignas, as precárias condições das mulheres trabalhadoras das fábricas pouco ou nada chocavam a sociedade de então. 

Entretanto, como um movimento visionário e com ideias muito a frente da época, em 8 de março de 1857, um grupo de operárias de uma fábrica têxtil, situada em Nova Iorque, fez uma grande greve. Segundo a versão, atrás de melhores condições de trabalho com redução da jornada, equiparação de salários ao dos homens e tratamento digno, as mulheres ocuparam a fábrica. A movimentação, então, foi reprimida com total violência e num ato final, todas foram trancadas dentro do local que fora posteriormente incendiado. 

Aproximadamente 130 tecelãs teriam morrido carbonizadas. O acontecimento foi relembrado no início do século XX, quando celebrou-se pela primeira vez o Dia da Mulher. Todavia, foi somente em 1975, através de um decreto, que a data foi oficializada pelas Nações Unidas. 

Dessa forma, sendo verídica ou não a história das tecelãs assassinadas, o fato é que ao longo de muitos anos mulheres foram massacradas e subjugadas, sofreram diversos tipos de violência, muitas sufragistas foram torturadas apenas por ousarem pedir direitos iguais para poderem ter o voto válido etc. 

Por fim, a data condensa todo um trajeto de luta e sofrimento pelo qual mulheres passaram e ainda passam para terem suas vozes ouvidas. Exatamente por tudo isso, o dia Internacional das Mulheres é visto por muitas não como um momento de comemoração e admiração, mas como uma data para a reflexão da condição da mulher na sociedade. 

Imagem meramente ilustrativa de trabalhadoras entre o século XIX e XX. Foto de autor desconhecido.

Um comentário:

  1. Alguns dizem que essa versão não é a verdadeira. E além disso, o dia 8 de março de 1857, a data dita como a greve, era um domingo. Digite 1857 no ano neste calendário: http://ghiorzi.org/caleperp.htm

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...