terça-feira, 3 de março de 2015

Criptozoologia: Trunko, o elefante urso


Trunko é o apelido de um animal ou Globster (massa orgânica desconhecida) que teria sido avistado em Margate, África do Sul, em 25 de Outubro de 1924.


De acordo com um artigo intitulado "Fish Like A Polar Bear" (Peixe parecido com urso polar), publicado no 27 de dezembro de 1924, pelo jornal londrino Daily Mail, o animal supostamente fora visto pela primeira vez ao largo da costa durante uma luta com duas baleias orcas que combateram a criatura incomum por três horas.

O animal desconhecido usou sua cauda para atacar as baleias e supostamente pulou para fora da água por cerca de 6 metros de altura. Uma das testemunhas, Hugh Ballance, descreveu o animal como parecendo "um gigante urso polar".

Outra característica estranha do animal é que ele teria uma espécie de apêndice parecido com uma tromba de 1,5 metros de comprimento... Naquele mesmo dia, uma carcaça gigante apareceu na praia e por lá ficou durante 10 dias.

Na época, ninguém examinou a carcaça que desapareceu no décimo dia, porém algumas fotos foram tiradas. Em setembro de 2010, um criptozoologista alemão chamado Markus Hemmler descobriu uma coleção de fotografias perdidas do Trunko.

Desde então, muitas pessoas têm tentado identificar a carcaça. Originalmente, a explicação mais comum era de que Trunko foi uma grande baleia, ou um tubarão-frade, tubarão-baleia que tem uma textura branca devido à exposição à água, após a morte.

Também foi sugerido que o Trunko pudesse ser uma nova espécie de baleia, ou um pinípedes desconhecido ou manati. Uma das explicações dos mais céticos foi a de que a carcaça era de um elefante albino.

Em 2010, depois das fotografias do Trunko terem sido examinadss, determinou-se que a carcaça é provavelmente de uma Globster, ou seja, uma enorme placa de gordura que contém colágeno, que as vezes é deixada para trás quando uma baleia morre e seu crânio e esqueleto se separaram da pele e da gordura.

Porém o mistério ainda paira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...